segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A "baranga" do dia seguinte: Explicação

LONDRES - Cientistas podem ter descoberto porque as pessoas se esquecem de coisas que fazem – constrangedoras, muitas vezes – quando estão bêbadas. Um grupo de cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, informa que o álcool facilita a criação de memórias para eventos emocionais, na maior parte positivos, vividos antes da intoxicação. Por outro lado, prejudica a criação de memórias para eventos emocionais, em diversos casos negativos, ocorridos depois do consumo abusivo de bebidas.

A psicóloga Dora Duka, que coordenou o estudo, acredita que tal fenômeno pode levar as pessoas a acreditarem mais nos efeitos positivos do álcool, em vez de perceberem suas desvantagens, contribuindo para o desenvolvimento do alcoolismo.

– Os efeitos do álcool no humor são conhecidos por contribuir para o seu uso e abuso. Já sua atuação na memória pode ser um fator no desenvolvimento do alcoolismo – explica a psicóloga.

Os pesquisadores compararam a habilidade de voluntários de se lembrar de uma série de imagens depois do consumo de bebidas. Descobriram que o álcool aumentava a memória para imagens vistas antes de beber e deteriorava a fixação de imagens vistas depois.

– Não está claro como o álcool muda a maneira como as memórias são formadas, mas pode estar alterando os neurotransmissores que as constroem– conclui Duka.

JBOnline

Nenhum comentário: